20 de Novembro no Boni

domingo, 20 de dezembro de 2009


Dia da Consciência Negra, marcado por apresentações.


No dia da consciência negra, 20 de Novembro, os alunos da escola Estadual José Bonifácio Nogueira em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte em Minas Gerais, foi marcado por apresentações de dança e exposições.

Os alunos fizeram exposições que mostravam as comidas típicas, as religiões e os costumes dos negros que vieram da áfrica e que foram escravizados aqui no Brasil. Um marco na noite de apresentações, foi o desfile de alunos trajados com vestimentas da cultura afro. Além de apresentações de danças como samba e maculelê, de origem africana.

O evento promovido pela escola José Bonifácio mostra um contraste na realidade da escola, que sofre pela falta de meios estruturais, mais investi em projetos que melhorem a qualidade de educação oferecida aos alunos. Ainda bem que a escola procura compensar essa carência de materiais didáticos com a promoção de eventos que incentivam os alunos a conhecer culturas e desenvolver um espírito anti-preconceituoso, diferente de muitas escolas Brasil afora.



Lipe Monteiro, “Observador da escola” para o Blog Alunos do Boni.

0 comentários: