ENEM 2009

quarta-feira, 30 de setembro de 2009


O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, divulgou nesta quarta-feira que 4.147.527 estudantes são esperados para realizar o novo Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem) no próximo fim de semana. Segundo o Inep, o número corresponde a 80% dos concluintes do ensino médio no país. No ano passado, foram cerca de 4 milhões de inscritos e quase 3 milhões de presentes no dia da prova. A maioria dos inscritos concluiu o ensino médio em anos anteriores: 60,97% do total. Os formandos neste ano representam 32,29% dos inscritos para fazer a prova, e somam 1.339.242 estudantes. Os demais (6,74%) ou vão concluir o ensino médio nos próximos anos ou farão o teste como forma de certificado de conclusão.

O Enem 2009 será aplicado em 1.829 municípios espalhados por todas as unidades da Federação. Também está prevista a aplicação da prova em 339 unidades prisionais do país.
A cidade de São Paulo é a que concentra o maior número de inscritos para realizar a prova, 234.173 pessoas. A seguir vem Salvador, com 131.468 inscritos, Rio de Janeiro, com 110.979 inscritos, e Manaus, 93.112 inscritos.


Em RIBEIRAO DAS NEVES tem um total de 5469 alunos inscritos.

Curso Na UFMG

terça-feira, 29 de setembro de 2009


Alunos da Escola Estadual José Bonifácio Nogueira participam do curso "Jovens Observadores da Escola" ministrado pelo Observatótrio da Juventude na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. No curso os alunos participam de oficinas de texto, rádio, internet, Fotografia e Vídeo. As oficinas acontecem aos sábados desde o dia 12 de setembro e vai acontecer até o dia 10 de outubro. As incrições já estão encerradas.

Vídeo sobre Preconceito nome: Olho Nu

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Feito por alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual José Bonifácio Nogueira este é apenas uma parte de um trabalho que esta sendo desenvolvido pela professora Lourdes de Sociologia , sobre o preconceito no Brasil. Confira um pouco deste trabalho neste vídeo.

Funk do toque de recolher!!

sábado, 19 de setembro de 2009




Confiram este Vídeoclipe criado por jovens, que tinham o objetivo de responder as autoridades políticas e da lei ao chamado "toque de recolher". Está foi a maneira que eles encontraram de expor suas idéias e fazer valer a sua opinião. Faça você também valer a sua!

A Educação Religiosa nas Escolas, foi proposta ou imposta?



Cidade do Vaticano, 10 set (EFE).- O ensino da religião católica "não poderá ser substituída por matérias como história das religiões, de ética ou de cultura religiosa" porque isso significaria dano e marginalização dos estudantes que pedem para estudá-la.

O governador regional da Congregação Vaticana para a Educação Católica, Zenon Grocholewski, faz esta afirmação em carta enviada aos presidentes das conferências episcopais datada do passado 5 de maio e que hoje publica o diário "La Repubblica".

O ensino da religião "não pode estar limitado a uma exposição das distintas religiões, em modo comparativo ou neutro", mas deve concentrasse no ensino da religião católica, acrescenta.

"O poder civil deve reconhecer a vida religiosa dos cidadãos e favorecê-la", mas sairia de seus limites se tentasse dirigir ou impedir os atos religiosos, "pois concerne à Igreja estabelecer os conteúdos autênticos do ensino da religião católica na escola garantindo assim aos pais e aos alunos o que vem ensinando no catolicismo".

"O ensino da religião na escola - continua - se transformou em objeto de debate em alguns casos de novas regulamentações civis em determinados países, que tendem em substituí-lo com um ensino religioso multiconfessional ou de ética ou de cultura religiosa".

"Se o ensino religioso fosse limitado a uma exposição das diversas religiões em modo comparativo ou neutro, se poderia criar confusão ou gerar relativismo ou indiferença religiosa", explica.

Assim segue a ordem dada aos bispos de se oporem a qualquer tentativa de "ensino multirreligioso ou ética", assinala o diário. EFE


Fonte: Publicada pelo site G1 em 10/09/2009
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1298835-5602,00-VATICANO+ENSINO+RELIGIOSO+NAO+PODE+SER+SUBSTITUIDO.html

Curiosidade e diversidade em entrevista com alunos.

Nome: Wivian Dayane dos Santos
1 – O que você acha da escola?
A E.E. Jose Bonifacio Nogueira antigamente, quando eu comecei a estudar aqui, em 2000 era melhor, tinha ótimos professores. E agora e apenas uma escola q não tem quadra não e nada para as aulas de educação física. Tem também os alunos que se acham melhores que os outros. Mais e uma escola boa ainda merecem reconhecimento, pois o diretor se esforça muito para isso, uma escola de qualidade.
2 – O que você acha do diretor?
Às vezes muito exigente, mais as vezes muito liberal. Às vezes ele chega à sala para xingar os alunos e quando vai sair faz algumas brincadeiras q não são propícios para o momento, ele as vezes quer ensinar coisas que ele mesmo não pratica isso não e nada bom para a escola. Mais ele se esforça bastante para manter a escola no topo das listas de A MELHOR ESCOLA.
3 – E qual sua opinião sobre a estrutura da escola?
A escola tem salas de boa qualidade porem mal elaboradas, pois a quadra antigamente era muito boa, estava bem pintada e tinha uma arquibancada boa que dava para muitas pessoas se espremerem e sentar lá, mais agora com essa reforma lá, ficou bem menor, a arquibancada e tipo bem menor e eu sei q não vai caber nem metade dos alunos quando fizer alguma coisa lá.
4 – E o que você acha sobre a Vice-diretora Isabel?
Ela cumpre bem o papel dela, mais ela não e chata, ela poderia apenas para um pouco de gritar, pois às vezes ela quer ter mais autoridade que o próprio diretor, acho que por ela gritar tanto ela não e tão respeitada o quanto poderia.

Aluna expressa sua opinião sobre a escola José Bonifácio em entrevista.

Dados do Entrevistado
Nome: Graziele Castro dos Santos
Ocupação: Estudante / E.E. José Bonifácio Nogueira
Formação: Ensino Médio Incompleto

1.Como você avalia a educação no Brasil? E na sua escola?
Avalio a educação no Brasil como uma educação muito fraca em termos de conteúdo.
E na escola que estudo, considero que os meios educacionais também deixam a desejar.

2.Quais os princípios básicos para uma educação de qualidade?
Investimentos e reconhecimentos dos profissionais da área.

2.1.Você acredita que possa existir educação de qualidade na sua cidade?
Sim, Desde que haja uma infra-estrutura adequada para um melhor rendimento dos serviços dos profissionais o que acarretará no melhor aproveitamento do conteúdo pelos alunos.

3. Quais os principais problemas que você enfrenta no seu cotidiano, no que diz respeito a educação?
O conteúdo. Às vezes o que é passado a nós alunos, é um conteúdo deficiente, então, ao fazermos provas e concursos somos prejudicados por esse déficit do ensino público.

4.Na relação Aluno X Professor qual a principal dificuldade? Como é a sua relação com seus professores?
A principal dificuldade é a relação propriamente dita. É a aceitação de opiniões diferentes. Considero minha relação com alunos e professores como boa, consigo conviver bem com as pessoas, nunca deixando de lado o mais importante de uma relação o respeito.

5.Você se considera um bom aluno (a)?
Sim. Respeito os professores e alunos e procuro desempenhar um bom papel, apesar de nos últimos meses não estar obtendo bons resultados por falta de interesse da minha parte.

6.Sobre a sua escola responda.

6.1.Como é a infra-estrutura?
Ruim. A escola está toda velha, não há espaço para atividades esportivas e nem para uma apresentação decente de projetos culturais. E isso limita a realização de nossas idéias e projetos.

6.2.Como é a disciplina dos alunos?
Boa, no entanto não concordam comigo os diretores e alguns professores.

6.3.Como é a relação Diretoria x Alunos?
Boa. O que precisa melhorar é a forma com que vêem a opinião dos alunos. Algumas vezes pensam que nossas idéias são prejudiciais á escola, no entanto só estamos tentando torna-la mais agradável para ambas as partes.

6.4.Há liberdade de expressão?
Não. Só o colegiado fala e sempre falam sem consultar o resto dos alunos, sendo assim, o colegiado funciona como “diretores mirins”. Nunca tomam conhecimento do querem os alunos e assim tem as mesmas atitudes da diretoria.

6.5.Se tivesse a oportunidade de mudar de escola, como por exemplo, um convite de um outro diretor você iria para a outra escola ou ficaria na sua escola atual?
Iria para outra escola caso ela fosse melhor. E se tivesse condições iria para um colégio particular.

6.6.O que tem de bom na sua escola e que tem de ruim?
De bom, as amizades que fazemos com as pessoas tanto professores quanto alunos. De ruim, o fraco e deficiente ensino que é oferecido não só nesta escola como em praticamente todas da rede pública.

6.7.Há assistência do governo para a escola?
Sim, mais ainda precisa investir muito mais, e também fiscalizar a administração desses recursos.

6.8.De modo geral dê uma nota para a escola onde estuda de 1 à 10.
Nota 6.

Apresentação






Gente...
Somos alunos da E.E. José Bonifacio Nogueira estaremos aqui no blog sempre postando novas coisa, informando sobre coisas da escola e coisas relacionadas a escola.
Quem estará postando:
Vanessa 2°A
Glayciene 2°C
Felipe 3°C
Wendell 3°C
Max 1°D
Raphael 1°A

Participema ai também galera...
Até mais...
Bjaum...
(Tuka)

Entrevista com aluna da escola José Bonifáio Nogueira.

Essa entrevista foi feita no dia 17 de setembro de 2009 na Escola José Bonifácio Nogueira.
A pessoa  que foi entrevistada se chama, Gislaine Braz Sardinha ela, é  estudante do 3° ano A
tem 18 anos e falou um pouco da nossa escola. Confira a entrevista.

A quanto tempo você esta nessa escola?
Eu estudo nessa escola a 7 anos.

O que você acha da E.E. José Bonifácio Nogueira?
Acho que a escola, por um lado ela esta em bom desempenho, mas por outro lado ela
Precisa de grandes melhoras tipo mais atenção dos alunos da nossa escola.

O que devemos fazer para, que a sua escola melhore?
Devemos faze com que os alunos se sintam confortáveis e seguros no seus , próprios objetivos
fazendo, aulas mais dinâmicas com bom ensino.

Já sabemos que você esta no 3° ano do ensino médio: você acha que, o ensino dos, seus professores da pra fazer um bom vestibular?
Para fazer um bom vestibular não, mas já da pra tirar uma boa base do que vamos ver pela frente, e outra depende da capacidade de cada um, e do desempenho dos professores.

O que você esta fazendo para que sua escola tenha um bom desempenho?
Estou fazendo folhetos educativos dando dicas para os alunos que realmente estão pensando
Em um futuro melhor.

Entrevistador: Maximiliano Costa Dos Santos